Carregando...
11/08/2023

Doze instituições e abrigos aguardam a sua solidariedade no projeto Encontro de Luz

As inscrições para o projeto Encontro de Luz já começaram! Seja solidário e faça a diferença na vida de alguém que precisa de apoio. Mobilize seus colegas e colaboradores para levantar doações que vão melhorar a vida de idosos, crianças e adolescentes pelo Estado.


Neste ano, o projeto, realizado pelo Sincades, vai apoiar 12 instituições e abrigos da Grande Vitória, de Cachoeiro de Itapemirim e de Colatina. Para participar, basta escolher uma das instituições parceiras e fazer sua inscrição até o dia 30 de setembro pelo link Encontro de Luz 2023 (clique aqui). No site, também é possível verificar o que as instituições precisam.

 

As entregas das doações são realizadas sempre no mês de outubro, por conta do Dia do Idoso (1°) e Dia das Crianças (12). Em geral, as entidades solicitam kits de higiene e de limpeza, cestas básicas de alimentos, fraldas geriátricas e infantis, brinquedos, entre outros.

 

Em 2022, cerca de 946 idosos, crianças e adolescentes de 13 instituições e abrigos foram beneficiados com as doações do Sincades e de 20 empresas associadas – seis a mais do que em 2021. Ao todo, foram doados 3.095 itens. Quanto mais empresas abraçam a causa para levar afeto e doações a quem precisa, mais instituições e pessoas são assistidas por meio do projeto.

 


Doações que fazem a diferença

Para Maria da Conceição Santana, presidente do Lar Pouso da Esperança, na Serra, a palavra que resume a parceria com o Sincades é gratidão. “Conseguimos atender até 23 idosos e há mais de 10 anos recebemos doações do projeto Encontro de Luz. Ele é de extrema importância para nós, pois todos esses anos vem impactando na garantia de direitos e qualidade de vida dos nossos idosos. A palavra que temos é de gratidão por estarmos juntos todos esses anos”.

 

Adriana Maria de Almeida, assistente social do Instituto Franciscano – que atende 20 idosas na Serra –, contou que o Encontro de Luz apoia a instituição há cerca de oito anos e, desde então, foi possível trazer “mais luz” para os assistidos.

 

“O projeto é muito importante, pois somos filantrópicos e precisamos dessas doações. Ele é realmente luz para nós, porque vem para somar, para aquecer os corações. Estamos felizes por todos esses anos que vocês têm colaborado com a instituição. Isso faz toda a diferença para nós. Agradecemos a parceria e que ela continue por muitos anos!”.

 

Apoiada pelo projeto há cinco anos, a Casa de Acolhimento Provisório Masculino de Aribiri, Vila Velha, atende cerca de 10 adolescentes. Para Aguilar Souza, coordenador do local, as doações do Encontro de Luz ocupam um lugar de afeto e cuidado na vida dos atendidos.

 

“O impacto mais importante desta parceria é a ampliação do acesso dos adolescentes aos seus direitos e o aumento do valor social das ações desenvolvidas pela instituição. Com o apoio das doações, nos últimos anos tivemos a oportunidade de mudar características essenciais do espaço físico da casa, além do início dos ajustes do espaço multiuso, para leitura, estudos e jogos. Como resultado, temos um público que se sente mais pertencente e responsável com os cuidados daquele espaço”.

 

A coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional Construindo Caminhos, em Campo Grande, Cariacica, Joziane Leffler, afirma que as doações têm proporcionado um melhor conforto para todas as crianças – o local tem capacidade para atender até 20 meninos e meninas.

 

“As doações têm feito a diferença na vida das crianças e vão além do uso na casa. É que muitos familiares que aceitam acolher as crianças em reintegração não estão preparados financeiramente para isso. Então, nós repassamos muitas doações para o início de uma nova rotina nesse lar. É uma roda gigante!”.

 


Empresas que fazem a diferença

Para o sócio-diretor da Multpel, Ronildo Dadalto, participar do projeto é verdadeiramente ser luz para quem tanto precisa de ajuda.

 

“Um projeto como esse nos conscientiza sobre a solidariedade, nos torna sensíveis a questões tão necessárias de serem debatidas de fato, como a desigualdade social. Sem dúvida, é muito gratificante”.

 

Ronildo acredita que toda empresa também deve desempenhar um papel social no meio em que está inserida. “Não se trata apenas de comprar e vender, mas sim de cumprir um propósito para nossa existência”.

 

O diretor comercial da Bressan Distribuidora, Cesar Bressan, ressalta que o Encontro de Luz transcende o simples ato de dar e receber. Ele representa uma oportunidade de a sociedade se unir em prol do bem comum, oferecer auxílio, esperança e amor ao próximo.

 

“Ao promover ações de solidariedade, conscientização e apoio social, o evento se torna um agente transformador, capaz de iluminar a vida de muitos e reforçar os laços de humanidade e compaixão em nossa comunidade. Temos o privilégio de poder colaborar com esta importante ação social já nos primeiros anos do projeto”.

 

Bressan contou que o engajamento dos colaboradores é também uma das causas que motiva a empresa a participar do projeto. “Ele cria uma atmosfera de união e solidariedade, fortalecendo laços sociais e demonstrando que cada indivíduo na nossa empresa pode fazer a diferença na vida do próximo. Há um lema seguido pelos diretores da Bressan que diz ‘Mais se beneficia quem melhor serve’ e este pode ser completado pela frase “dar de si antes de pensar em si’. Esse é o sentimento que buscamos passar aos colaboradores”.

 

 

Saiba mais:


- As instituições participantes:

 

Instituto Família Feliz, em Viana

Abrigo Abel Lino Portela, na Serra

Lar dos Idosos Professor Coelho Sampaio, na Serra

Instituto Franciscano, na Serra

Abrigo Lar Pouso da Esperança, na Serra

CAP Novo México, em Vila Velha

CAP Bela Vista, em Cariacica

Abrigo Aribiri, em Vila Velha

Abrigo Campo Grande, em Cariacica

Abrigo Carapebus, na Serra

Lar João XXIII, em Cachoeiro de Itapemirim

Lar Irmã Scheilla, em Colatina

 

 

- Os números do Encontro de Luz de 2022

 

13 instituições beneficiadas

641 idosos, crianças e adolescentes assistidos

3.095 itens doados em 2022

 

 

- 20 empresas participantes em 2022

 

4 Elos Distribuidora Ltda (Unilog)

Acimaq Equipamentos Industriais e Comerciais Ltda

Bap Bressan Auto Peças Limitada

Batista Comercial e Representações Ltda

Belmax Comercial Ltda

Boa Praça Importadora e Exportadora Ltda

Bressan Distribuidora de Peças e Motores Ltda

Cedisa Central de Aço S/A

Cobra Rolamentos e Autopeças S/A

Comercial Motociclo S/A

Distrigo Cereais Ltda

Distrimax Ltda

Eletrosolda Logística e Importação Ltda

Elson’s Produtos Alimentícios Ltda

Lúcio´s Rolamentos Comércio e Importação Ltda

Millenium Comercial & Logop do Gmill

Multpel Comercio de Papéis e Embalagens

Pillar Distribuidora de Alimentos Eireli

Unimarka Distribuidora S/A

Vix Log Logística Ltda